Concurso com 1300 vagas para PRF está mais próximo para este ano
O documento de solicitação da abertura de vagas saiu do DPRF e chegou ao Ministério da Justiça, o qual está sendo reavaliado. Segundo o órgão, o documento já foi devolvido uma vez e, após realizados os ajustes necessários, foi reencaminhado ao MJ. Ao fim da nova análise o pedido deverá ser encaminhado até o dia 31 de maio ao Ministério do Planejamento para possível autorização.
É salientado que a minuta do edital já está pronta. Pois o grupo criado pela PRF, que tinha como objetivo agilizar a preparação para um novo concurso e a finalidade de elaborar uma proposta de edital, já finalizou tal documento.
Na proposta encaminhada ao Ministério da Justiça do novo pedido de concurso consta de 1.300 vagas. O cargo exige Nível Superior completo em qualquer área, carteira de habilitação, na categoria B em diante, a exigência de idade é de 18 a 65 anos e tem remuneração atual de R$9.501,98.
O presidente da FenaPRF, Pedro da Silva Cavalcanti, relata: “Com a reforma da previdência, a tendência é termos essas aposentadorias em massa, o que é preocupação e traria um colapso maior à PRF. Por isso, os concursos são necessários, não só para policial, como também para a área de apoio”.
O presidente da FenaPRF, Pedro da Silva Cavalcanti, relata: “Com a reforma da previdência, a tendência é termos essas aposentadorias em massa, o que é preocupação e traria um colapso maior à PRF. Por isso, os concursos são necessários, não só para policial, como também para a área de apoio”.
As 3.600 aposentadorias previstas na PRF representam uma das principais preocupações de servidores, como disse o presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Pedro da Silva Cavalcanti. E essas aposentadorias deverão acelerar uma eventual autorização do concurso PRF 2017. Além das aposentadorias, já há déficit de 2.500 policiais na corporação.
A Comissão responsável pela entrega da minuta foi presidida pelo servidor Luciano Edgar Machado e com os demais integrantes: Rosemberg Alves de Medeiros, Luciano Nogueira de Alveira Vieira, Ricardo Teixeira e Cidenor Guerra de Oliveira. Sendo assim foi apresentado um cronograma com as etapas do processo de seleção, sendo:
Primeira etapa:
A segunda etapa será constituída pelo Curso de Formação Profissional na nova academia da PRF localizada em Florianópolis.
O último concurso realizado pelo órgão acontenceu no ano de 2013 e teve como banca organziadora o Cespe/UnB. Foram mais de 109 mil inscritos concorrendo com as 1.000 vagas ofertadas no edital.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, exame discursivo, teste de capacidade física, avaliação de saúde, avaliação psicológica, investigação social e análise de títulos. As provas objetivas versaram sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Noções de Direito Constitucional;
- Ética no serviço público;
- Noções de Informática;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Legislação Especial;
- Direitos Humanos e Cidadania;
- Legislação Relativa ao DPRF;
- Física aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários.
Assim, para passar, é necessário iniciar a preparação imediatamente. Não pode esperar o edital ser publicado para começar a estudar. Saia na frente e antecipe os estudos. Nisso, os estudos podem ser individual por meio de apostilas (Vestcon, Alfacon, Focus e outras editoras), ou material virtual - PDF (Estratégia, Ponto, Exponencial), ou aulas, sejam online - nesta seara o leque já é bem grande - (Grancursos, Vestcon, Alfacon, Focus, CERS, Concurso Virtual, Agora eu Passo, Estúdio Aulas, Casa do Concurseiro e há muitos outros), sejam semi-presenciais (LFG, Damácio), sejam presenciais em preparatórios da cidade; em Brasília há os seguintes preparatórios: IMP, Espaço Campus, Alub Concursos, Grancursos, Ifar e mais outros.
Para melhor conhecer a carreira, os postos policiais e a estrura da PRF, basta entrar em seu site oficial: www.prf.gov.br .
Comentários
Postar um comentário